Kenneth Lacovara, da Universidade de Drexel na Filadélfia e líder da escavação, contou que o dinossauro tem o maior peso confiável já calculado, porque seus ossos em ótimas condições permitiram uma análise profunda e exata. O fóssil foi descoberto no sul da Patagônia, na Argentina. O fêmur, por exemplo, mede cerca de 6 metros, medida que ajudou muito a descobrirem a massa corporal do mostro jurássico.
A espécie foi batizada como Dreadnoughtus, que significa “Temente a nada” – porque ele era imensamente maior que outras criaturas e sua calda era uma arma – e ao todo foram encontrados cerca de 200 ossos, que juntos pesam 16 toneladas. Lacovara disse que o dinossauro ainda não havia atingido a fase adulta quando morreu, portanto o tamanho poderia ser muito maior. Estamos falando do período de 84 milhões a 66 milhões de anos.
Antes dessa descoberta, os paleontólogos acreditavam que o maior dinossauro já encontrado era o Argentinosaurus, um monstro herbívoro de 45 metros de altura, mas sua ossada era bem escassa, então o peso confiável não pode ser medido com precisão, ao contrário do Dreadnoughtus.
Curiosidade: O Dreadnoughtus equivale a 7 T-Rex.
Veja uma comparação de tamanho e peso com outros dinossauros, um elefante e um avião Boeing 737 abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário