sábado, 18 de outubro de 2014

Como é feito o Doritos?

Uma reportagem feita pela revista Exame mostrou, recentemente, como funciona o processo de produção desse petisco. Segundo eles, a base da fabricação dos salgadinhos é o milho (transgênico), vindo direto do Paraná para a Pepsico. Ao todo, ficam armazenadas até 190 toneladas dessa matéria-prima da fábrica. Então pegue seu pacote de Doritos e acompanhe o processo de fabricação desta delícia!

A primeira fase da produção é a separação dos grãos bons dos ruins. Nessa etapa, o milho passa por um peneira enorme, que evita que os quebrados ou fora do tamanho padrão entrem para a linha de produção.

Em seguida, o milho é fervido. Ele fica na fervura, com um pouco de cal, por cerca de 12 minutos, para que as cascas se soltem dos grãos com facilidade. Depois de cozido, o milho repousa por cerca de 12 horas.

Quando finaliza esse período de descanso, o milho é lavado. Nesse fase qualquer resquício de cascas e impurezas são eliminados. O próximo passo, então, é retirar o excesso de líquido: para isso, uma esteira rolante conduz a massa até um moinho de pedra.

Menos úmido, o milho é triturado em máquinas enormes, como essa que você vê na foto abaixo. Essa etapa dura cerca de 30 segundos, o suficiente para deixar a massa com uma consistência mais homogênea.

Feito isso, já é hora de começar a dar forma ao salgadinho. Para essa fase, a massa passa por rolos compressores, que a deixam na espessura correta, bem característica do Doritos. Então ela é cortada e assada por 2 minutos.

Achou que já estavam prontos? Que nada! O próximo processo é o de resfriamento dos chips, para então serem fritos, por outros 2 minutos, em óleo de palma.


Essa é a parte da produção em que o salgado toma mesmo a cara que a gente conhece. Isso porque é agora que ele recebe aquele pozinho aromatizante. Aliás, a fórmula dos temperos do Doritos é secreta e seus sabores – Tradicional, Pimenta ou Nachos – são importados do Uruguai.

Finalizando o processo, o petisco cai em balanças, para depois serem embalados e encaixotados.

Desde a fase em que a massa é comprimida – para retirar o excesso de água – até o final, são necessários, exatamente, 12 minutos! Com o final desse tempo “eterno” de produção, eles estão pronto para te fazer feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário